Retenção Urinária

A retenção urinária é a incapacidade de eliminar a urina da bexiga. A bexiga é um órgão arredondado e côncavo que retém a urina até esta ser eliminada. Na retenção urinária, a urina não consegue sair facilmente da bexiga. Poderá urinar em pequenas quantidades ou não ser mesmo capaz de urinar.
 
Causas da retenção urinária:
A retenção urinária surge normalmente por causa do aumento de tamanho da próstata. A próstata é a glândula sexual masculina que ajuda a produzir o sémen. A próstata envolve o colo vesical. Aumenta de tamanho à medida que os homens vão envelhecendo, podendo bloquear o fluxo de urina. O cancro também pode estar na origem do aumento do tamanho da próstata. Alguns medicamentos podem provocar a retenção urinária. Descrevem-se a seguir algumas das causas da retenção urinária: Determinadas doenças tais como a diabetes ou um ataque cardíaco.
  1. Doenças ou danos na medula espinal.
  2. Depois de ser introduzido um cateter na bexiga.
  3. Alguns medicamentos utilizados para tratar outras doenças.
  4. Cirurgia.
Sinais e sintomas da retenção urinária:
Poderá sentir uma forte necessidade de urinar e sentir dores no baixo ventre (barriga). Poderá urinar pequenas quantidades de urina. Poderá sofrer de incontinência urinária (urinar algumas gotas de urina). Estas situações ficam a dever-se ao facto da sua bexiga estar tão cheia que não consegue aguentar mais urina. Esta situação poderá surgir sob a forma de manchas na sua roupa. Poderá urinar durante o sono. Ou poderá ter de fazer bastante esforço para começar a urinar.
Diagnostico:
 
Testes: Poderá efectuar um ou mais dos testes seguintes:
  1. Tomografia computadorizada;
  2. Cistoscopia: Exame efectuado para observar o interior da bexiga.
  3. Análises ao sangue: A PSA ou antigénio específico prostático é um teste efectuado para verificar a quantidade de PSA presente no sangue. A PSA poderá ser mais elevada caso sofra de um aumento do tamanho da próstata (hipertrofia benigna da próstata). Também poderá ser mais elevada caso sofra de cancro da próstata.
  4. Amostra do fluído prostático: O médico terá de esfregar a glândula da próstata para obter a amostra de fluído.
  5. Amostra de urina: O médico poderá fornecer-lhe um pano e um recipiente especiais. Use o pano para limpar a pele em redor da saída por onde vai passar a urina. Urine para o recipiente vazio. Coloque a tampa no recipiente. Não toque no interior do recipiente ou na tampa. Dê a amostra de urina ao médico. Em alternativa, poderá ser introduzido um cateter na bexiga para obter a amostra de urina. O médico poderá ainda utilizar o cateter para verificar que quantidade de urina se encontra dentro da bexiga depois de ter urinado.
  6. Testes urodinâmicos: Estes testes poderão ser efectuados para estudar a bexiga, os ureteres e a uretra, os quais constituem o sistema urinário.
  7. Radiografias.
Tratamento da retenção urinária:
 
Poderá ser necessário utilizar um cateter na bexiga para drenar a urina. Poderá ser necessário recorrer a medicamentos. Se não receber tratamento, poderá apanhar uma infecção urinária ou sofrer de problemas renais graves. Poderá ainda necessitar de ser hospitalizado para receber tratamento à retenção urinária.