Comer bem e emagrecer

Antes de pensar em fazer dieta, independentemente da razão, há que saber comer. Confesso que ultimamente tenho-me alimentado pessimamente; pode ser da preguiça de fazer comida, falta de tempo, etc. De qualquer maneira, a barriguinha cresce, a celulite aumenta. E é verão!! :p
Decidi então pesquisar uns truques para ajudar a eliminar a barriguinha e criar certos hábitos de alimentação que até podem ser agradáveis… A ideia é focar na boa alimentação e, consequentemente, emagrecer, eliminando os açucares  e hidratos em excesso na alimentação.
Alguém uma vez disse “somos o que comemos”. Aqui vai…
 
O poder do limão
 
Pode fazer cara feia, o limão é azedo sim, mas altamente benéfico para o nosso organismo.
Com a chegada do verão, as limonadas são altamente sugestivas, (e no inverno, temos os chás que aquecem e ajudam nas constipações).
Uma das razões para não ligarmos muito a este citrino é por pensarmos que é agrssivo para o estômago e pelo seu gosto azedo, claro, mas não corresponde, de todo à verdade. O limão não agride o sistema digestivo, e desintoxica o organismo.
Um copo de água morna com meio limão espremido, de manhã em jejum, tem uma acção depurativa, desentoxica o sangue e, ao equilibrar o metabolismo, queima gordura corporal e equilibra igualmente a compulsão alimentar.
 
O poder do alho
 
Quem não gosta de alho? É um óptimo para temperar e extremamente benéfico para o nosso corpo.
O Alho ajuda na diminuição do colesterol no sangue, elimina gorduras e reduz os níveis de açúcar e da pressão arterial. Com isto auda a prevenir doenças como os diabetes, a hipertensão e reduz, radicalmente, a hipótese de infartes do coração e AVC’s, impede a absorção de substâncias cancerígenas e aumenta as defesas do corpo, impedindo as infecções.
O seu consumo deve ser feito cru, uma vez que cozinhado, o alho perde todas as suas propridades benéficas. Fazer molhos para a salada com alho picadinho é delicioso e, caso não se goste do sabor, pode ser tomado em cápsulas (encontradas em lojas de produtos naturais).
 
O poder da água
 
É de conhecimento geral que o corpo humano é composto, na sua maior parte, de água (70% a 75%), mas nem toda a gente a importância que este elemento tem para o nosso organismo.
A água ajuda na digestão, na absorção e transporte de nutrientes e na desintoxicação do organismo, faz igualmente maravilhas à pele, ajuda a emagrecer, elimina toxinas, regula a temperatura do corpo, ajuda a combater o acne, as estrias, a celulite… Previne o cancro da bexiga e do cólen (orgãos onde se concentram muitas toxinas), previne infecções a nivel dos rins, bexiga e sistema respiratório, bem como gengivites e outras doenças da boca… As razões são muitas para tornar a ingestão de água um hábito diário.
Numa dieta equilibrada, a agua também ajuda a emagrecer pois dá volume e saciedade e evita a retenção de líquidos.
Para qum não sabe, não é preciso “afogar-se” em água. A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas pode-se controlar observvando a cor e o cheiro da urina (que deve ser clara e inodora) e as vezes que vamos à casa de banho (média de 4 vezes ao dia).
Se for como eu e não gosta de beber àgua, aconselho a beber chá. O verde é optimo.
Por falar nisso…
 
Poder do chá verde
 
Não é novidade que o chá verde é muito bom para a saude, é um grande aliado na prevenção e regulação dos radicais livres (quando produzidas em excesso danificam as células saudáveis do corpo), ajuda a dormir melhor, reduz o risco de derrames, previne e reduz a artrite e o risco de ter Parkinson, é bom para combater o envelhecimento, graças às suas propriedades antioxidantes, ajuda também a queimar calorias.
É uma bebida ascestral, já usada à milhares de anos pelos chineses e com várias razões para ser incluída na nossa dieta diária.
 
Poder da alface

 
Numa dieta de emagrecimento, a alface é extremamente útil visto que têm uma alta fonte de fibras laxantes que aumenta a sensação de saciedade.
A alface é igualmente boa para ajudar a dormir pois possui um efeito calmante e sonífero, é também um bom antiácido para o estomago e, por curiosidade: é optimo para mulheres que querem ficar grávidas e gravidas que tiveram toxoplasmose , a alface é fonte de folatos (substâncias que ajudam a evitar anemias dado intervirem na formação dos glóbulos vermelhos e brancos, e também são necessários para a síntese de ADN para formar novas células).
É verão e agora até sabe bem comer saladinhas de alface… Use a imaginação e faça saladas deliciosas temperadas com alho e limão, beba muita àgua e chá verde.
 
beijokas doces