Pêlo Encravado – Como tratar…


Trata-se de uma condição que predomina em pessoas que tenham o tom de pele escuro, devido à forma encaracolada do pêlo. Eles aparecem quando crescem (ao raspar ou arrancar o pêlo na depilação) e penetram novamente na pele gerando uma reação inflamatória designada por pseudofoliculite.
O pêlo encravado, por mais que se pense que não, é mais comum nos homens, do que em mulheres devido à força do pelo e à sua forma. Nos homens a tendência é serem formados no pescoço e na nuca e nas mulheres é nas virilhas, na sua maior parte em zonas em que a pele faz dobras. Existem casos em que o pelo ao penetrar na pele novamente, causa infecções que escalam para pequenos quistos (nestes casos aconselha-se a visita a um desmatologista para que seja receitado um antibiótico local para ajudar na inflamação).
É importante reter que não pode de forma alguma, tentar expremer. Eu sei, é quase irrisistível não o fazer, mas podem provocar danos na pele e marcar irreversíveis. Existem pequenos truque que se podem fazer em casa, com muito pouco esforço.
  • A esfoliação pode ajudar, é cerdade mas não resolve definitivamente o problema pois o pêlo volta a crescer e provavelmente a encravar.
  • Use cremes corporais que possuam na sua composição ingredientes como a uréia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e ácido retinóico. Estes quando usados com frequência ajudam a desencravar os pêlos.
  • Evita usar roupa apertada, para evitar o atrito da pele.
  • Não se deve usar produtos como desodorizantes ou cremes nas 24h seguintes a uma depilação. Apesar de ser o mais usual, a aplicação de produtos “entope” os poros e não deixa os pêlos crescerem totalmente.
  • Evitar fazer a depilação no período menstrual pois o nível de hormonas provoca um ressequimento da pele, engrossado-a.
 
Acima de tudo cuidado com as agressões na pele como esfoliação a mais ou passagem de lixas ou pedras na pele. A sensação de que a pele está mais lisa é porque efectivamente icou mais fina. Quando houver a gegeneração da pele, fica mais grossa e dificulta o crescimento do pelo e provoca mais pêlos encravados.
 
beijokas